DESTAQUE

Potencial turístico do ES é pauta em plenário

Foto: Ellen Campanharo 
Sergio Majeski apontou necessidade de investimento em atrativos do Espírito Santo e defendeu desenvolvimento de locais ainda pouco explorados

O setor turístico capixaba tem um amplo potencial de crescimento e deve ser fomentado mediante a soma de esforços da União, do Estado e dos municípios em torno de projetos que possam gerar emprego e renda. A reflexão foi feita pelo deputado Sergio Majeski (PSDB) durante a sessão plenária desta terça (16).

Na avaliação do parlamentar, o Espírito Santo ainda é desconhecido por grande parte da população do país - e pelos próprios capixabas - tendo seu turismo associado a cidades como Guarapari e Santa Teresa, na região serrana. Majeski destacou que além do balneário mais famoso do Espírito Santo e da terra marcada pela influência da imigração italiana, os capixabas têm muito mais a mostrar ao Brasil e ao mundo.

Segundo ele, a começar pela própria região do Caparaó, onde se encontra uma das maiores elevações do país, o Pico da Bandeira, na divisa com Minas Gerais. “Iúna e toda a região do Caparaó é subaproveitada”, disse.

O deputado listou ainda atrações em Alfredo Chaves, que vão além da Cachoeira de Matilde. Já sobre Muqui, apontou um conjunto arquitetônico “espetacular” e um templo católico com um dos interiores mais belos da arquitetura sacra brasileira.

Majeski lamentou que o Museu de São Mateus esteja abandonado e opinou que a cidade de Conceição da Barra deveria ter uma infraestrutura melhor para ampliar o turismo.

Ele lembrou ainda que Montanha (Região Norte) tem uma carne de sol famosa devido à sua qualidade e o Santuário de Vinhático (Imaculado Coração de Maria), atrações que podem aliar os turismos religioso e gastronômico.

Sergio Majeski considerou que, se houver vontade política para a exploração do turismo, o Espírito Santo poderá aquecer consideravelmente sua economia. 

Também observou que a atividade agrega uma rede muito ampla de outros negócios, pois ativa os setores de transporte, hotelaria, alimentação, casas de show, produtos para presentes, lojas diversas e sistema bancário. “Nenhum outro setor é capaz de empregar tanta mão de obra como o turismo”, finalizou. 

Proteção animal 

A deputada Janete de Sá (PSB), que preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra maus-tratos aos animais, avaliou que o trabalho do colegiado tem ajudado a solucionar o problema relacionado à falta de abrigo para bichos resgatados no estado. 

Ela destacou que a exemplo dos municípios de Cariacica, Vila Velha e Serra, a prefeitura de Vitória instituiu recentemente o serviço de recolhimento de animais sem tutor. 

Conforme a deputada, os espaços para abrigar animais resgatados pela CPI são de grande importância, pois a maioria das pessoas que atuam como protetores já não estão conseguindo mais recolher outros bichos. “Há falta de espaço para esses protetores, e também a questão do custo com alimentação, haja vista que eles não recebem nenhuma ajuda financeira do estado para isso”, disse. 

Janete de Sá acrescentou que outro aspecto positivo é o fato de a Prefeitura de Vila Velha ter criado uma gerência de bem-estar animal, com o papel de executar políticas públicas voltadas para a proteção de bichos domésticos. 

A parlamentar afirmou torcer para que outras prefeituras da Grande Vitória e do interior do estado se inspirem na medida tomada em Vila Velha e também criem algum órgão específico para cuidar da causa animal. 

Fonte: Portal Assembleia Legislativa do Espírito Santo 

Postar um comentário

Postar um comentário