AGENDA CULTURAL

Vem ai o Festival de Cinema de Santa Teresa


De 28 a 30 de julho de 2022, acontece o 5° Fecsta – Festival de Cinema de Santa Teresa. O evento valoriza a arte, tradições locais e as manifestações populares. Serão três dias de festa multicultural com sessões de cinema, palestras, show, poesia e o que mais a criatividade anunciar. Este ano o Festival será em plataforma on-line e presencial, na Praça da Cultura (Praça Duque de Caxias), no centro de Santa Teresa.

Além de homenageada a atriz e poetisa Elisa Lucinda faz um show poético, onde fala de arte, cultura e recita seus poemas, no na sexta (29). No sábado (30) a Drag Rita Von Hunty, fará a palestra “Educação para a Esperança”, às 20 horas.

O Festival conta ainda com palestra de Sara Rocha sobre rodada de negócios/Pitch; performance teatral com Lilia Casotti; dança Cigana com Caliandra; concerto de flauta transversa e baixo acústico com Rubia de Moraes e Felipe Medeiros; e show da banda The Windows - Tributo ao The Doors.

 Também terá o lançamento do curta-metragem “O Manto”, com direção e roteiro de Luiza Lubiana, apresentação da banda de música e do grupo de dança do Circolo Trentino e muitas outras atrações.

O Fecsta exibirá 33 filmes, após criteriosa seleção entre os 700 títulos inscritos, vindos de 23 estados brasileiros. O Brasil inteiro estará conectado à exibição pelas plataformas do Festival e presencialmente na charmosa cidade de Santa Teresa.

O Fecsta é um evento transversal, que envolve múltiplas linguagens artísticas e encerra a edição no palco com a intensa cantora e atriz Simone Mazzer com o show Férias em VídeoTap, logo após o anúncio dos filmes premiados.

O evento é realizado pela Satírica Filmes Produções - aprovado nas Leis Federal de Incentivo à Cultura e de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do Governo do Estado do Espírito Santo. O evento também conta com o patrocínio das empresas  Banestes, Real Café e EDP e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Teresa, Pousada Valle di Trento, Santa Teresa Convention & Visitors Bureau, Estúdio Gazeta (Rede Gazeta), Ufes e Cervejaria Teresense.

Passa na Praça que a Tela te Abraça

Ao longo dos três dias de festival, 33 curtas-metragens serão exibidos em cinco mostras competitivas:

Mostra “A Escola Vai ao Cinema” - destinada aos alunos da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa. Censura livre.

Mostra “Beija-Flor” - Obras com temáticas sociais. Para maiores de 12 anos.

Mostra “Frenética” – Filmes que tratam temáticas como feminicídio, homofobia e injustiças sociais, podendo conter cenas de sexo e violência. Para maiores de 16 anos.

Mostra “Augusto Ruschi” - Homenageia povos originários, realizadores indígenas e temas ambientais.

 Mostra “Virginia Tamanini” - Vitrine exclusiva para produções realizadas no estado do Espírito Santo, por diretores capixabas.

Premiação

Os troféus serão concedidos para o Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Filme Capixaba (que além do troféu leva um prêmio em dinheiro); Melhor Filme Eleito pelo Júri Popular e duas Menções Honrosas.

Arte Cinética

O artista Mauro Ferreira Tacchetto vai exibir seu relógio temático de 3m de altura x 2m de largura x 1m de profundidade. A engrenagem do relógio ao mover os ponteiros, move, também, simultaneamente, no painel frontal, miniaturas dos imigrantes italianos desempenhando funções cotidianas como fazer polenta, serrar madeira, fazer macarrão, peneirar café e bater pilão.

Video mapping

 Em mais uma experiência multissensorial exibiremos, ainda, em vídeo mapping, na parte frontal da igreja matriz, um show de imagens em movimento com elementos naturais e culturais do município acompanhados de trilha sonora, com trechos do magnífico Jaceguay Lins.

Oficinas de capacitação para o audiovisual

Câmera  e edição são temas de oficinas entre os dias 25 e 27 de julho para  alunos das escolas públicas de Santa Teresa e para a comunidade em geral. As oficinas são gratuitas, com profissionais da área e têm o objetivo de capacitar jovens de 14 a 29 anos para a realização audiovisual. No último dia, eles terão a oportunidade de apresentar seu trabalho numa exibição para todo o público do Fecsta.

Edital em Arte Instalação para o 6° FECSTA

Ano que vem a prévia do 6º Fecsta e será em alguma galeria do Estado com o tema “ÁGUA”. Convidamos a todos os artistas que trabalham com arte instalação a participarem com obras que tenham relação com o tema. As propostas devem ser lúdicas, sinestésicas e cinéticas.

As obras inscritas serão analisadas por um grupo de artistas e a selecionada será produzida pelo Fecsta. Quem tiver interesse em participar mande um e-mail para fecstasantateresa@gmail.com para se inteirar do assunto. Fiquem ligados!

 

PROGRAMAÇÃO DO FECSTA 2022

PRESENCIAL E ONLINE

Atrações alternativas

30 de Junho
a 05 de Agosto

Exposição GAEU (Ufes) “Tudo que se Move ou Parece que se Move”.

 

25 a 27 de Julho

8h às 12h 

Oficinas de capacitação para o audiovisual: “Câmera e Edição”, para alunos das escolas públicas de Santa Teresa e toda a comunidade.

21 a 30 julho

9h às 22h

Exposição do Relógio Temático “Cinético”, do artista 

Mauro Tacchetto Ferreira.

Primeiro dia do Festival

28 de julho – quinta-feira

14h30 às 16h

Roda de conversa com cineastas.

16h10 às 17h10

Palestra “Recuperação e Conservação das Nascentes da Bacia do Rio Santa Maria do Doce”, com  Paola Alfonsa Vieira Lo Monaco.

17h30 às 19h30

MOSTRA ESCOLA VAI AO CINEMA - Sete filmes de classificação livre para todos públicos, pensada em especial para os alunos da rede pública municipal de ensino.

19h31

O beija-flor faz uma aparição pelo palco. 

19h32  às 21h35

MOSTRA AUGUSTO RUSCHI  Sete filmes com temáticas indigenistas, ambientalistas, ecológicas e/ou realizações de cineastas indígenas.

21h35 às 22h35

Banda The Windows - Tributo ao The Doors.

 

22h40

Coquetel de abertura do festival na Pousada Vale  di Trento e lançamento do livro Rasuras, de Erly Vieira Jr.

Segundo dia do Festival

29 de julho – sexta-feira 

 

 

8h30 às  12h

Plantio de mudas nativas da Mata Atlântica ao redor de nascentes da Serra da Boa Vista, sub bacia do Santa Maria do Doce.

14h às 15h30

Roda de conversa com cineastas.

15h35 às 16h35

Palestra com Sara Rocha – Rodada de negócios / Pitch.

16h40 às 17h10

Apresentação dança cigana.

17h35 às 19h15

MOSTRA BEIJA-FLOR

Seis filmes abordando diferentes temáticas sociais, com classificação indicativa acima de 12 anos.

19h20 às 19h50

Apresentação do Show “Serenata per flauto e basso”, com  

Rubia de Moraes e Felipe Medeiros.

20h00 às 20h20

Exibição do curta O Manto, de Luiza Lubiana.

20h20 às 22h20

MOSTRA FRENÉTICA

Sete filmes com temas que tratam sobre feminicídio, homofobia e injustiças sociais.

22h20 às 23h20 

SHOW com Elisa Lucinda.

 

Terceiro dia do Festival

30 de julho - sábado 

 

9h às 13h

Passeio com os cineastas na rampa de voo livre.

14h às 15h20 

Roda de conversa com os cineastas.

16h30 às 17h20

Banda de música do Círculo Trentino - A banda percorre a cidade e para na praça do evento junto com o grupo de dança. Encerra a apresentação e o grupo de dança se apresenta.

17h30 às 17h50

Exibição do vídeo produzido no Laboratório de Produção Audiovisual.

18h às  20h

MOSTRA VIRGINIA TAMANINI

Seis filmes produzidos no estado do Espírito Santo por diretores capixabas. Prêmio em troféu e em dinheiro.

20h às 21h

Palestra “Educação para a Esperança”, com Rita Von Hunty.

21h10 às 21h30 

Premiação.

21h40 às 23h

Show com Simone Mazzer.

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário