ESTADO

Vacina contra meningite é disponibilizada temporariamente a adolescentes não vacinados e trabalhadores da saúde

A Secretaria da Saúde (Sesa) disponibiliza até 30 de setembro deste ano, a imunização contra meningite meningocócica C (conjugada) para adolescentes não vacinados de 13 a 19 anos e trabalhadores da saúde. A disponibilidade ocorre devido ao cenário epidemiológico. Até a semana epidemiológica 26 (SE 26), foram confirmados 13 casos e cinco óbitos pela doença, representando uma letalidade de 38,46%.

A vacinação destes grupos permitirá o acesso às vacinas meningocócicas C, a atualização da situação vacinal, melhorando as coberturas, e a diminuição da incidência da doença meningocócica, meningite bacteriana que causa infecção das membranas que recobrem o cérebro, sendo considerada a mais grave das meningites. 

A proteção aos adolescentes acontece, especialmente, por esse grupo ser o principal responsável pela manutenção da circulação da doença na comunidade. Já nos trabalhadores da saúde, a recomendação se dá considerando a gravidade e a letalidade da doença.

Podem se vacinar adolescentes de 13 a 19 anos que não receberam quaisquer imunizantes contra a doença meningocócica (meningocócica C ou ACWY) e trabalhadores da saúde, independentemente da idade. Mulheres grávidas devem apresentar orientação médica. Os imunizantes estão disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação em todo Estado.
Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário