AGENDA CULTURAL

Pessoas com deficiências encenam espetáculos teatrais durante o mês de junho em Vitória e Anchieta

Confira a agenda de peças que serão apresentadas com a participação de cegos e cadeirantes no elenco.

Muita emoção e diversidade no palco. É o que as apresentações de teatro do Projeto Cena Diversa prometem trazer para o público capixaba a partir do mês de junho. Os espetáculos terão entrada gratuita e contam com a participação de pessoas cegas e cadeirantes no elenco.

 O Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória, recebe a peça "Quando Acordar a Cidade", nos dias 22 e 24 de junho. O espetáculo também será apresentado no município de Anchieta, no dia 18 do mesmo mês. Trata-se de uma história sobre a era de ouro do rádio no Brasil e fazem parte do elenco sete pessoas cegas e duas com baixa visão, que são auxiliadas no deslocamento e na troca de microfones por assistentes-videntes.

 Já o espetáculo "Pele" está marcado para acontecer na Concha Acústica do Parque Moscoso, também em Vitória, nos dias 26 e 27 de junho. Além disso, um ensaio geral e aberto ao público será realizado no local no dia 25. "Pele" tem no elenco três atores cadeirantes interagindo com outros quatro atores andantes.

Convite a turmas escolares

 Os representantes de escolas que queiram levar turmas de alunos para assistir às apresentações do espetáculo "Quando Acordar a Cidade" devem entrar em contato com a coordenação do projeto, pelo WhatsApp da Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA) Brasil: (27) 99609-8181. A plateia do Palácio da Cultura Sônia Cabral comporta o total de 206 pessoas. Na Concha Acústica do Parque Moscoso, podem se sentar cerca de 200 pessoas nos bancos.

 Projeto Cena Diversa

 Pessoas com deficiência física, visual e auditiva participam de uma série de oficinas que envolvem práticas de teatro, canto, radionovela, cinema e fotografia. As atividades são realizadas em Vitória e o objetivo do projeto é trabalhar diversas linguagens artísticas e integrá-las à estética teatral. 

As oficinas são organizadas pela Associação Sociedade Cultura e Arte, também chamada de SOCA Brasil, que é formada por artistas e pesquisadores das artes cênicas. Ao todo, são 256 horas de aprendizado em teatro, canto, radionovela, vídeo, cinema e fotografia. 

Novas apresentações

 No cronograma do Projeto Cena Diversa estão, além dos espetáculos “Pele” e “Quando Acordar a Cidade”, também a performance “Slam Corpo Grita”. Os três trabalhos são resultado da primeira edição do projeto, organizada em 2019, após a realização de oficinas com pessoas com deficiência recrutadas, após a divulgação das oportunidades.

 Durante a pandemia, não foi possível fazer novas apresentações presenciais das peças, realidade essa que mudou no ano de 2022. Nesta nova edição, o projeto conta com o patrocínio da Wilson Sons e ES Gás, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. A Secretaria da Cultura (Secult-ES) apoia a iniciativa com a cessão do Palácio da Cultura Sônia Cabral.

 O Projeto Cena Diversa teve início em 2019, com o Prêmio Diversidade Cultural da Secult-ES. É realizado em parceria com a Cia Poéticas da Cena Contemporânea, coletivo de artistas que originou a SOCA Brasil, propositora do projeto.

 As oficinas ofertadas aos participantes têm como base as práticas da Cia Poéticas, grupo formado por diretores de teatro e cinema, dramaturgos, videastas, fotógrafos, artistas visuais e, até mesmo, um compositor musical. As atividades e parte dos ensaios que acontecem no Instituto Luis Braille, em Vitória, que apoia o projeto com a cessão do espaço.

SERVIÇO

Apresentações teatrais do Projeto Cena Diversa 2022: 

QUANDO ACORDAR A CIDADE

https://www.cenadiversa.com/quandoacordaracidade

ONDE: Palácio da Cultura Sônia Cabral - Praça João Clímaco, Cidade Alta - Centro de Vitória.

QUANDO: 22 e 24 de junho

AGENDAMENTO DE ESCOLAS: por meio do WhatsApp da SOCA BRASIL – (27) 99609-8181

PELE

https://www.cenadiversa.com/espetaculopele

ONDE: Concha Acústica do Parque Moscoso - Parque Moscoso, Vitória.

QUANDO: 26 e 27 de junho

AGENDAMENTO DE ESCOLAS: por meio  do WhatsApp da SOCA BRASIL – (27) 99609-8181

Informações:

Rejane Arruda, coordenadora do Projeto Cena Diversa e presidente da SOCA Brasil:

(27) 99609-8181

VÍDEO:

Reportagem TVE (2019): https://www.youtube.com/watch?v=IHY5uiiF1JU

Redes Sociais:

Cena Diversa (Instagram): https://www.instagram.com/cenadiversa/

SOCA Brasil (Instagram): https://www.instagram.com/socabrasil/

Canal Youtube: https://www.youtube.com/c/SOCAIAssocia%C3%A7%C3%A3oSociedadeCulturaeArte/videos

 Sites:

SOCA Brasil: https://www.socabrasil.org/ 

Cena Diversa: https://www.cenadiversa.com/


Postar um comentário

Postar um comentário