DESTAQUE

Moradores relatam falta de médicos e dentistas em UBS do interior de Santa Leopoldina

Após repercussão sobre a falta de profissionais na saúde em postos da zona rural do município de Santa Leopoldina, o Jornal O Leopoldinense procurou a Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina solicitando informações dos reais motivos que deixaram uma comunidade inteira sem médicos clínico e odontológico.


De acordo com publicação de um jornal capixaba, o presidente da Associação de Moradores da comunidade de Chaves, zona rural de Santa Leopoldina questionou o Prefeito Municipal, Romero Endringer (PTB), no que diz respeito à falta de médico e dentista no posto de saúde daquela comunidade.


Segundo o líder comunitário, o problema persiste há pelo menos um ano e a Comunidade não tem respostas do poder publico. 


“A população do distrito de Chaves, que abrange as comunidades de Córrego do Macuco, Rancho Fundo e Rio da Prata, conta com cerca de 400 pessoas. Até o final de 2018, os moradores eram atendidos por profissionais cubanos, do Programa Mais Médicos.


Com a retirada do governo cubano do programa, após declarações que considerou depreciativas, feitas pelo então deputado federal Jair Bolsonaro (PL), atual presidente, o distrito passou a ser atendido por um clínico geral. "Caso necessário, o clínico geral encaminhava a pessoa para um especialista na sede de Santa Leopoldina ou em Vitória", diz Carioca.


Ainda segundo Carioca, a situação dificultou, mas ainda era possível ter o acesso aos profissionais. A partir do início de 2021, no mandato de Romero Luiz Endringer, os moradores passaram a não contar nem com o clínico geral, além de terem que conviver com a ausência de dentista desde que um novo posto de saúde foi instalado
O novo posto, segundo Carioca, funciona somente para atividades como aplicação de vacina e aferição de pressão arterial. 

Pacientes tem dificuldade em marcação de consultas odontológicas na UBS da Sede
Além dos problemas enfrentados pelos moradores na UBS da Comunidade, os pacientes que precisam marcar consultas odontológicas na Unidade de Saúde Básica Dr. Heliomar Carbonini Gobbo, na Sede do município, dizem não conseguir fazer agendamentos, pois não conseguem falar no telefone e quando possível a consulta é agendada para data distante. 


O que diz a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Leopoldina


Procurado pelo jornalismo do jornal O Leopoldinense, a Secretaria Municipal de Santa Leopoldina disse que aguarda a convocação do Programa Mais Médicos para que possa fazer a contratação de um ou mais profissionais para o município, além de estarem buscando soluções para diminuir o tempo de espera das consultas. 

Veja a nota: 


"A Secretaria Municipal de Saúde informa que aguarda a convocação do Programa Mais Médicos para que possa fazer a contratação de um ou mais profissionais para o município, inclusive para atender a região de Chaves.


Esclarece também que anteriormente foram realizadas outras convocações do Programa Mais Médicos, entretanto, nenhum candidato se apresentou para ocupar a vaga destinada ao município.


Em relação ao profissional dentista a Prefeitura tem buscado a contratação através de um programa em parceria com o Governo do Estado, como já é realizado em Tirol e em outras comunidades.


Sobre o agendamento para o atendimento com dentista na Sede ele acontece de forma exclusivamente por ligação, no (27) 9 9839-9429, de forma direta ou WhatsApp, todas as terças-feiras, sempre a partir das 7h30.


Em relação ao tempo de espera entre o agendamento e a consulta, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha para tornar o serviço ainda mais eficiente, porém, há uma grande demanda para atendimento o que faz o tempo de espera ser maior."
Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário