DESTAQUE

Sexta-feira da Paixão: Via-Sacra em Santa Leopoldina relembra passos de Jesus a caminho do calvário

Dezenas de católicos Leopoldinenses acordaram cedo nesta sexta-feira (15), dia em que é recordada a paixão e morte de Cristo, para subir a ladeira até a Igreja Matriz Sagrada Família na tradicional procissão da 'Via Sacra'. A peregrinação estava suspensa há dois anos por causa da pandemia da Covid-19. Neste ano, a Igreja Católica de Santa Leopoldina fez um novo trajeto, iniciando na gruta de Nossa Senhora de Lourdes e seguindo até a Igreja Matriz, passando pelas ruas laterais do centro. Durante o caminho os fieis levantaram orações por diversas causas

Antes da via-sacra iniciar, ainda por volta das 06h, fiéis estiveram preparando ambientes ao longo do trajeto para as paradas e orações. A ação é uma das mais tradicionais da programação do fim de semana, que é considerado o mais importante no calendário da igreja.
A peregrinação da 'Via Sacra' começou 7h e durou quase duas horas, com término no alto da cidade. O morro da matriz tem 100 metros metros de altura e, ao todo, o percurso foi de aproximadamente 800 metros com saída da grutinha.

Programação

A Paróquia do Divino Espírito Santo tem uma programação especial para Semana Santa. O período teve início no Domingo de Ramos e se estende até a Páscoa.

Confira a programação completa

Nesta quinta (14), foi iniciado o Tríduo Pascal com a Missa do Crisma na Catedral Metropolitana de Vitória, a cerimônia em que os óleos que serão usados pela Igreja ao longo de todo ano, nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos, são abençoados. Às 19h, já na Paróquia em Santa Leopoldina, foi celebrada a Ceia do Senhor, com o tradicional Lava Pés e instituição da Eucaristia por Cristo.
Nessa Sexta Santa o amanhecer foi com a meditação da Via-Sacra, às 7h. Neste ano, o tradicional rito de encenação das 14 estações da Paixão de Cristo trouxe reflexões sobre a paz mundial, tendo em vista a guerra entre Ucrânia e Rússia.

Ainda ao longo do dia, fiéis participam da adoração que tem início às 11h e segue ao longo da tarde;
Às 15h, acontece a Celebração da Paixão do Senhor, dividida entre liturgia da Palavra, adoração da Cruz - simbolizando o amor universal - e a comunhão eucarística com hóstias consagradas no dia anterior. Ela costuma ocorrer nesse horário, por ser o horário em que Jesus teria morrido.

Já às 18h, os fiéis voltam a se reunir para participarem da Procissão do Senhor morto, que terá início na Igreja do Divino Espírito Santo, passando pelo centro histórico da cidade até a Igreja Matriz Sagrada Família.

No Sábado (16) é chegada a Solene Vigília Pascal, principal celebração do ano, rezada às 19h na Igreja do Divino Espírito Santo. O ritual comemora a ressurreição de Jesus, momento em que se é aceso o Círio Pascal, vela que representa Cristo Ressuscitado.

No Domingo de Páscoa (17) estão programadas missas para ocorrerem em dois horários no Centro Pastoral Paroquial e em outros quatro horários em comunidades da zona rural de Santa Leopoldina.

Domingo de Páscoa

08:00 - Missa na Igreja do Divino Espírito Santo (Centro);
08:00 - Missa na Comunidade de Encantado;
10:00 - Missa na Comunidade de Chaves;
10:00 - Missa na Comunidade de Alto Colina Verde;
17:00 - Missa na Comunidade de Três Pontes;
18:00 - Missa e teatro da Paixão do Senhor, encenado pelo Grupo Teatral da Paróquia Santa Maria Goretti, de Jardim América, Cariacica - na Igreja do Divino Espírito Santo (Centro Pastoral Paroquial)
Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário