GERAL

Forças de segurança reforçam efetivo e Desfiles das Escolas de Samba em Vitória transcorrem sem transtornos

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) preparou um esquema especial de segurança para que os capixabas pudessem curtir o desfile das Escolas de Samba em Vitória, que ocorreram entre a noite de quinta-feira (07) e a manhã de domingo (10).

De acordo com os dados da Gerência do Observatório da Segurança Pública da Sesp, 16 ocorrências policiais relacionadas ao Carnaval foram registradas neste período em Vitória. Foram registrados cinco ocorrências de lesão corporal, quatro casos de vias de fato, dois furtos, dois roubos em via pública, uma ocorrência de posse de drogas e uma ocorrência de rixa.

Somados, os efetivos de Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) totalizaram cerca de 750 militares atuando especificamente na “Operação Desfile das Escolas de Samba”, realizada para proporcionar mais segurança e tranquilidade aos foliões que foram ao Sambão do Povo.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Marcio Celante, esteve pessoalmente no Sambão do Povo durante o evento e pode acompanhar o trabalho realizado e conhecer o posto de comando da Operação.

“O Desfile das Escolas de Samba é uma tradição do povo capixaba, que neste ano pode retornar para a avenida e participar dessa festa. O reforço de efetivo proporcionou mais segurança aos foliões e o evento transcorreu sem ocorrências graves”, afirmou.

O trabalho das forças de segurança do Estado começou antes mesmo do início dos desfiles, com a atuação do Corpo de Bombeiros Militar. A Corporação foi a responsável por fiscalizar os alvarás e estruturas do Sambão do Povo e a adequação dos espaços à capacidade de público, viabilizando um evento seguro. Durante os três dias do desfile, o CBMES atuou em algumas ocorrências de controle de público e atendimentos pré-hospitalares sem gravidade.

Em relação à Polícia Militar, as equipes realizaram policiamento ostensivo a pé, com viaturas em pontos-base, Cavalaria, Força Tática, Batalhão de Missões Especiais (BME) e Batalhão de Ações com Cães (BAC). Esse trabalho foi realizado tanto na área do evento quanto no entorno.

Em uma abordagem preventiva, na noite de sábado (09), no Centro de Vitória, militares do 1º Batalhão realizaram a apreensão de uma submetralhadora calibre .380 e um simulacro de arma de fogo. O material estava dentro de um veículo e um homem, de 42 anos, foi detido e encaminhado até a Delegacia Regional de Vitória, que também teve seu efetivo reforçado durante os dias de folia. O homem foi autuado em flagrante pelos crimes de posse de drogas para consumo próprio, porte ilegal de arma de fogo e descaminho, que é oferecer vantagem indevida a funcionário público. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana.

O policiamento também foi reforçado nas regiões próximas a terminais do sistema Transcol e locais onde era esperado o aumento do fluxo de pessoas. Conforme o planejamento, a área de reforço abrangeu os bairros Jardim América, em Cariacica; São Torquato, em Vila Velha; Ilha do Príncipe, Santo Antônio, e Centro, em Vitória; bem como os acessos de Vila Velha e Cariacica para a Capital.

Postar um comentário

Postar um comentário