EDUCAÇÃO

Escolas podem agendar atividades em espaço de educação de trânsito do Detran|ES

Você sabia que o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) tem um espaço próprio para trabalhar a educação de trânsito? A atual estrutura física fica localizada no bairro Boa Vista, no município da Serra. É um local amplo, moderno, colorido e preparado para receber crianças e adolescentes para as atividades educativas realizadas pelas servidoras da equipe de Educação do Órgão. 

Entre as dinâmicas pedagógicas, destacam-se a contação de histórias, teatro de fantoches e “Transitolândia”, um grande jogo de tabuleiro com perguntas sobre comportamentos seguros no trânsito. O local é voltado, principalmente, para as escolas que já trabalham ou desejam trabalhar a temática do trânsito com os seus alunos. Esse, aliás, é um tema já previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê a adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito. 
 
Durante as atividades, os participantes debatem e aprendem sobre o comportamento de todos os integrantes do trânsito: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. São abordados temas como o perigo de misturar álcool e direção, o uso de drogas e sobre o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança.   

No pátio, na área externa do Detranzinho, há a simulação do trânsito com faixas de pedestres, semáforos, entre outros itens. Assim, os alunos, a partir de cinco anos conseguem compreender, de modo prático, os ensinamentos. 

A diretora técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, convida as escolas a agendarem sua visita ao Detranzinho e contribuírem para uma educação de trânsito mais efetiva no Estado. “Esse espaço foi feito pensando em atender melhor as crianças das escolas, com uma estrutura adequada para recebê-las, com auditório, sala de teatro de fantoches, área para a Transitolândia e circuito de rua e refeitório. Queremos receber os estudantes e passar para eles a importância de adotar atitudes seguras no trânsito e serem nossos multiplicadores nas famílias”, disse. 

Como marcar a visita 

As escolas que quiserem agendar a visita dos estudantes ao Detranzinho podem fazer a solicitação on-line, por meio do e-mail cocep@detran.es.gov.br. Os interessados podem também, se assim preferirem, protocolar ofício endereçado ao diretor-geral, na sede do órgão, em Vitória, ou em qualquer Ciretran ou Posto de Atendimento Veicular (PAV) do Estado.   

O Detranzinho está localizado na Rua Sebastião Rodrigues Miranda, 49, bairro Boa Vista II (atrás do Hospital Vitória Apart), e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 





Postar um comentário

Postar um comentário