ESTADO

Indicação de Majeski orienta reforço de protocolos anti-Covid para proteger policiais

 


Os deputados estaduais aprovaram a Indicação 764/2021 do deputado Sergio Majeski (PSB) ao Governo do Estado para que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SESP) reforce os protocolos sanitários contra o novo coronavírus nas viaturas e nas outras estruturas da Polícia Militar do Espírito Santo.

O objetivo é aumentar a prevenção para resguardar a saúde dos policiais e demais cidadãos.

Considerando a importância de preservar vidas e de garantir direitos dos nossos profissionais da Polícia Militar, solicitamos à SESP que direcione esforços para melhor estruturar a PMES no enfrentamento da pandemia, ampliando a oferta de insumos básicos para a prevenção da Covid-19. O trabalho dos policiais é essencial, importante e funciona 24 horas por dia, sete dias na semana. Recebemos reclamações de que há necessidade de melhorar a higienização, principalmente na troca de turno das viaturas. Os policiais têm contato direto com pessoas das mais diversas naturezas, muitas vezes em situações extremas e têm a necessidade de estar sempre muito bem resguardados”, destaca Majeski.

De acordo com levantamento das associações que representam os policiais do Estado, até final de março, 1.353 militares foram infectados pelo novo coronavírus e cinco, infelizmente, morreram. 

Na indicação, Majeski, além de orientar a melhoria na higienização das viaturas, ressalta também a necessidade de ampliação da oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) disponibilizados aos policiais.

Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que entrevistou mais de 1.500 policiais no Brasil, cerca de 70% afirmaram sentir medo de contrair ou ter algum familiar contaminado pelo novo coronavírus e apenas 32,1% acreditam ter recebido EPIs adequados para desenvolver o trabalho.

Vacinação das forças de segurança

Nesta terça-feira (06), como programado, o Governo do Estado iniciou a vacinação dos profissionais que atuam na segurança pública capixaba. Somente nessa semana serão aplicadas cerca de 7,8 mil doses nos servidores das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, dos Bombeiros e das Guardas Municipais.



Postar um comentário

Postar um comentário