DESTAQUE

Igreja Católica divulga horários de missas da Quarta-feira de Cinzas, em Santa Leopoldina

Nesta Quarta-Feira de Cinzas (17), a Paróquia do Divino Espírito Santo, de Santa Leopoldina, preparou uma programação especial a partir das 8 horas afim de evitar a aglomerações por conta do Covid-19.

A primeira missa, marcada para as 8 horas, será celebrada na Igreja Divino Espírito Santo (Igreja de Baixo), assim como a missa das 19h00.

"As cinzas são distribuídas para o fiéis normalmente. O que foi mudado pelo Papa Francisco foi apenas a questão de contato entre os religiosos e as pessoas devido à pandemia do novo coronavírus", explicou a Pascom. 

A Igreja orienta aos fiéis que mantenham o distanciamento e o uso obrigatório de máscaras dentro do templo. Em todos os bancos estão disponibilizados álcool gel 70° para higiene das mãos.

Significado das Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas leva-nos a visualizar a Quaresma, exatamente para que busquemos a conversão, busquemos o Senhor. A liturgia do tempo quaresmal mostra-nos a esmola, a oração e o jejum como o princípios da Quaresma. A própria Quarta-feira de Cinzas nos coloca dentro do mistério. É um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus. As cinzas lembram o cristão da sua origem e seu fim. 


Este sinal propõe ao fiel um caminho de conversão interior, com o desejo de seguir a Cristo crucificado e ressuscitado, praticando as virtudes da Quaresma: a oração, o jejum e a esmola.


Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, uma das expressões será dita pelo celebrante uma única vez, no Altar. Em seguida, com as mãos higienizadas e portando máscara, o celebrante fará a imposição das cinzas, deixando-as cair sobre a cabeça de cada fiel.

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário