DESTAQUE

Cinco cidades estão em alerta para deslizamentos e Estado tem 18 desalojados

Foto: Maike Trancoso

Dezoito pessoas ficaram desalojas após o temporal que atingiu o Espírito Santo na tarde de quarta-feira (17). De acordo com o boletim mais recente da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, divulgado nesta manhã, treze pessoas precisaram deixar suas casas no município de Vila Velha, duas em Cariacica e três em Iúna, no sul do estado.  Até o momento, não há interdição nas rodovias. 

Nesta quinta-feira (18), segundo a Defesa Civil, deve ocorrer um aumento de nebulosidade, com previsão de pancadas de chuva, trovoadas e acumulado expressivo em alguns trechos. Diante disso, cinco municípios estão sob alerta moderado para risco de deslizamento de terra: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Santa Leopoldina.  


Ocorrência registradas na Grande Vitória

Em Vila Velha, um deslizamento de terra próximo a uma residência no bairro Jaburuna deixou seis pessoas desalojadas. Um outro deslizamento provocou o desabamento de parte de uma construção abandonada, que atingiu o muro de uma residência. Sete pessoas precisaram sair de casa. A Defesa Civil municipal informou que irá até o local para vistoriar a edificação.

Foram registrados pontos de alagamento nos bairros Itapuã, Cristóvão Colombo e Praia da Costa, além de destelhamento de algumas residências e queda de árvore em Santa Inês e Coqueiral de Itaparica. 

A Secretaria de Serviços Urbanos já está realizando a limpeza das vias mais afetadas na cidade, trabalho que teve início ainda na noite de quarta-feira.


Vitória

Na capital, não há registro de desalojados ou desabrigados, mas outros tipos de ocorrência foram atendidas. No bairro Conquista, na rua Santa Rita de Cássia, houve desabamento parcial de uma casa. A Defesa Civil esteve no local e orientou os moradores a passar a noite em um local mais seguro.


Além disso, foram registradas queda de árvores nos bairros Enseada do Suá, Ilha de Santa Maria, Centro, Goiabeiras, Praia do Canto, Ilha do Frade, e também na reta do antigo aeroporto. O atendimento foi feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com apoio dos agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal.


Cariacica

Em Cariacica, uma árvore caiu em frente à uma residência, no bairro Oriente. Uma família precisou sair de casa e foi encaminhada para casa de parentes até que seja realizado o trabalho de remoção. 

No bairro Santo Antônio, uma casa foi destelhada e está sob risco de desabamento. Em Vila Merlo, houve deslizamento de talude atrás de uma residência, na rua Cleiton de Freitas.


Em  Jardim Campo Grande, houve queda de muro sobre um residência. Não há registro de feridos em nenhuma das ocorrências. 



Acumulados de chuva nas últimas 24 horas

Afonso Claudio -  70 milímetros

Ibatiba - 58 milímetros

Brejetuba - 51 milímetros

Vitória - 50 milímetros

Mantenópolis - 48 milímetros

Rio Bananal  - 47 milímetros

Ecoporanga -  46 milímetros

Nova Venécia  - 42 milímetros

Água Doce Do Norte  - 40 milímetros

Vila Pavão  - 38 milímetros

Governador Lindenberg -  37 milímetros

Pancas  - 36 milímetros

Guaçuí  - 35 milímetros

Vila Velha - 33 milímetros

Laranja Da Terra - 32 milímetros

Marechal Floriano - 30 milímetros

Barra De São Francisco - 29 milímetros

Venda nova do Imigrante -  29 milímetros

19 São Domingos Do Norte - 27 milímetros


Previsão do tempo
A chuva deve continuar no Espírito Santo pelo menos até o próximo domingo (21). Nesta quinta-feira (18), a previsão é de muitas pancadas de chuva ao longo do dia, acompanhadas de raios e vento forte. Há risco de temporais à tarde e à noite em todas as regiões

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário