GERAL

Parque Paulo Cesar Vinha e APA de Setiba realizarão ações de fiscalização

 


 

Para reforçar o monitoramento do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV) e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, ambas localizadas em Guarapari, a equipe das Unidades de Conservação (UCs) está desenvolvendo a “Operação Verão”. A fiscalização conta com o apoio e parceria do 10º Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Militar Ambiental.

 

A reunião de planejamento foi realizada na última semana, para articular um calendário com datas e quais ações serão desenvolvidas em cada período. “A operação tem o objetivo de monitorar e fiscalizar tanto o PEPCV quanto a APA de Setiba, para coibir ações de degradação ambiental, como caça e coleta de materiais”, explica a gestora do Parque, Josiany Trabach.

 

Entre as ações previstas estão a fiscalização de pessoas que estão adentrando a área do parque, mesmo neste período em que ele se encontra fechado devido ao Risco Alto de Guarapari em relação à Covid-19. “Mesmo com o Cesar Vinha fechado, algumas pessoas invadem a área, transitam com animais domésticos ou até mesmo veículos como motos e quadriciclos, o que é proibido”, conta Josiany Trabach.

 

Já na APA de Setiba, a fiscalização envolve tanto a construção em áreas de preservação quanto a extração ilegal de areia. “Estamos construindo esse diálogo para uma ação articulada e para coibir esse tipo de atividade”, lembra a gestora. Também serão realizadas ações de monitoramento ambiental marítimo no arquipélago das Três Ilhas.

 

Postar um comentário

Postar um comentário