ENTRETENIMENTO

Festival Encontro Das Pretas abre edital nacional para artistas e criadores de conteúdo

 Com prioridade à mulheres, mães solo, LGTBQIA+, negros e indígenas, prêmio total soma em R$ 12 mil

O Festival Encontro Das Pretas, que é um evento sobre potencialização e fortalecimento, abre chamamento público para artistas e criadores de conteúdo. O chamamento é uma seleção de propostas educativas, artístico-culturais e afrocentradas,  realizadas prioritariamente por negros, mulheres, mães solo e LGTBQIA+, populações indígenas e capixabas. A fim de compor a programação de sua sétima edição que ocorrerá entre 20 e 29 de novembro - sendo a primeira online e de alcance nacional - o prêmio total é de 12 mil reais e será distribuído entre nove categorias. As inscrições estão abertas e seguem até sexta-feira (13), exclusivamente pelo site www.encontrodaspretas.com.br


Serão dez propostas selecionadas, que distribuída nas nove categorias, serão remuneradas, conforme o edital. Podem se inscrever pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas na categoria MEI (Micro Empreendedor Individual). O Encontro Das Pretas é um dos maiores eventos afrocentrados do país e o maior do Espírito Santo. O evento conta com diálogos de igualdade e redução das desigualdades em linguagem contemporânea, tecnológica, diversa e inclusiva, além de propor soluções pras questões étnico-raciais e de gênero e um mundo conectado pelo respeito.


Entre as categorias estão: Podcast: saúde mental (meditação guiada, hypnose, reiki ou terapias ancestrais que possam virar podcast);  workshop 1: tecnologias ancestrais (aromaterapia, banhos ou afins);  intervenção 1: intervenção cultural performática individual; cultural 1: apresentação musical ao vivo, palco Decolaje: apresentação musical ao vivo;  intervenção 2: intervenção artística afrofuturística; intervenção 3: performance de dança afrocontemporânea; intervenção 4: apresentação de stand up comedy; especial 2: intervenção de cultura popular tradicional afrocentrada ao vivo. 


As propostas serão selecionadas por colaboradores convidados pelo Instituto Das Pretas.Org, de forma diversificada, visando promover um olhar transversal e de multilinguagem, considerando, além dos critérios de aderência ao tema proposto, o cumprimento dos requisitos de participação e a análise da atuação profissional do proponente na área artístico cultural, de acordo com as informações fornecidas no formulário de inscrição. 


"A maior parte dos grandes eventos acontecem no eixo RJ-SP, a proporção que o Encontro das Pretas chegou ao reunir mais de 10 mil pessoas em um evento físico, mesmo fora desse eixo, é a consequência de um trabalho com o objetivo de inovar socialmente. Existe potência para além do eixo", comenta Priscila Gama, CEO do evento e do Instituto Das Pretas.Org, TED Speaker, Estrategista de Inovação em Tecnologia Social e Consultora de Políticas de Diversidade.


SERVIÇO


Edital de chamamento público para artistas e criadores de conteúdo

  • Inscrições: até 13 de novembro, sexta-feira

  • Público alvo: artistas e criadores de conteúdo, com prioridade para negros, mulheres, mães solo e LGTBQIA+, populações indígenas e capixabas

  • Categorias: Podcast: saúde mental (meditação guiada, hypnose, reiki ou terapias ancestrais que possam virar podcast);  workshop 1: tecnologias ancestrais (aromaterapia, banhos ou afins);  intervenção 1: intervenção cultural performática individual; cultural 1: apresentação musical ao vivo, palco Decolaje: apresentação musical ao vivo;  intervenção 2: intervenção artística afrofuturística; intervenção 3: performance de dança afrocontemporânea; intervenção 4: apresentação de stand up comedy; especial 2: intervenção de cultura popular tradicional afrocentrada ao vivo. 

  • Premiação: total de R$ 12 mil divididos entre as nove categorias para participação da programação do evento 

  • Seleção: dez propostas

  • Programação Encontro Das Pretas: entre 20 e 29 de novembro

Postar um comentário

Postar um comentário